Apresentação

Autores

  • Maximina Maria Freire
  • Marcelo Furlin

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v26n2pI-IX

Resumo

Dentre os inúmeros desafios lançados na/pela contemporaneidade, um é particularmente colocado em tela: por meio da linguagem, da educação e da formação docente: o indivíduo constrói um conhecimento de causa, uma autonomia candente e uma liberdade vigorosa, que favorecem a tomada de decisões sobre a integração de si e do outro. Nesse ecossistema instigante, a complexidade emerge como um suporte ontológico, epistemológico e metodológico que sinaliza caminhos para uma concepção transdisciplinar capaz de possibilitar a construção e a articulação de conhecimentos que, assim mobilizados, potencialmente promovem maior compreensão entre os seres humanos, uma visão mais fraterna do que seria bem-viver e melhor compreensão para a continuidade da vida no planeta.

Downloads

Publicado

2024-09-11

Como Citar

Freire , M. M., & Furlin, M. (2024). Apresentação. Educação & Linguagem, 26(2), I-IX. https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v26n2pI-IX

Edição

Seção

Dossiê: Complexidade: entre limites e horizontes no contemporâneo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)