Paul Ricoeur: a questão dos usos e abusos da memória nas práticas educacionais

Autores/as

  • Paulo Roberto Monteiro de Araujo

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p89-108

Palabras clave:

Memória; História; Educação; Uso; Abuso; Ensino. Aprendizado.

Resumen

O texto desenvolve a problemática da relação entre o uso e o abuso da memória
no processo educacional. Deste modo, a questão básica é analisar
de como a memória ganha aspectos ideológicos no ambiente escolar. O
pensamento do filósofo francês Paul Ricoeur é a base epistemológica para
as formulações interpretativas do artigo.

Publicado

2024-07-25

Cómo citar

Monteiro de Araujo, P. R. (2024). Paul Ricoeur: a questão dos usos e abusos da memória nas práticas educacionais. Educação & Linguagem, 25(1), 89–108. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p89-108

Número

Sección

Dossiê: Ricoeur e Chartier: (des)dobras e entrelaces na pesquisa em educação