Paul Ricoeur: a questão dos usos e abusos da memória nas práticas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p89-108Palabras clave:
Memória; História; Educação; Uso; Abuso; Ensino. Aprendizado.Resumen
O texto desenvolve a problemática da relação entre o uso e o abuso da memória
no processo educacional. Deste modo, a questão básica é analisar
de como a memória ganha aspectos ideológicos no ambiente escolar. O
pensamento do filósofo francês Paul Ricoeur é a base epistemológica para
as formulações interpretativas do artigo.
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Publicado
2024-07-25
Cómo citar
Monteiro de Araujo, P. R. (2024). Paul Ricoeur: a questão dos usos e abusos da memória nas práticas educacionais. Educação & Linguagem, 25(1), 89–108. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p89-108
Número
Sección
Dossiê: Ricoeur e Chartier: (des)dobras e entrelaces na pesquisa em educação
Licencia
Derechos de autor 2024 Educação & Linguagem

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