IMAGENS CRISTÃS
TIPOS, FUNÇÕES E LINGUAGENS VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v39n2pe2025-011Palavras-chave:
imagens devocionais, iconologia, linguagens visuais, entrelaçamento generativoResumo
Partindo de diferentes linguagens visuais à disposição do artista, este artigo explora seus significados religiosos para identificar tipos diferentes de imagens religiosas e suas funções. Sugere-se a necessidade de seguir nos estudos da religião o exemplo da história da arte em discutir a concepção da imagem devocional, em alemão Andachtsbild, e ao mesmo tempo ampliar seu significado, por exemplo, a partir da etimologia da palavra alemã. Conclua-se que esta ampliação, apesar da falta contínua de uma conceituação adequada na língua portuguesa, abre também a possibilidade de imaginar uma compreensão mais dinâmica da interação das agências de seres humanos e imagens, favorecendo uma compreensão mais circular, possibilitando identificar um entrelaçamento generativo para substituir visões unilateralmente teocêntricas ou antropocêntricas de imagens. Como interlocutores favorecemos Erwin Panofsky e o debate sobre sua definição da imago pietatis, como as concepções da piedade visual e do entrelaçamento generativo de David Morgan.
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