Religião e enredos de videogame: God of War 4, o homo viator e a tabula Cebetis

Autores

  • Helmut Renders
  • Flávia Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/er.v36n1p55-77

Resumo

Muito além de meramente testar habilidades táteis, velocidades de reação, observações de ambientes virtuais ou interações com outros jogadores e jogadoras, jogos de vídeo podem projetar caminhos por meio de enredos construídos ao redor o com a inclusão pontual de motivos, linguagens ou até rituais religiosos. Neste artigo investigamos os elementos principais do enredo do jogo de videogame God of War 4 (2018) para verificar a hipótese que se enredo se inspira num texto chamado Tabula Cebetis, criado na Antiguidade tardia, redescoberto na Renascença, e valorizado inclusive na educação até meados do século 19. Para isso comparam-se as suas estruturas, seus motivos e dinâmicas. Conclui-se que pelo número de aspectos em comum God of War 4 parece representar, no mínimo parcialmente, uma releitura do enredo da Tábula Cebetis.

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

Renders, H., & Medeiros, F. (2024). Religião e enredos de videogame: God of War 4, o homo viator e a tabula Cebetis. Estudos De Religião, 36(1), 55–77. https://doi.org/10.15603/2176-0985/er.v36n1p55-77