Religião e enredos de videogame: God of War 4, o homo viator e a tabula Cebetis
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/er.v36n1p55-77Resumo
Muito além de meramente testar habilidades táteis, velocidades de reação, observações de ambientes virtuais ou interações com outros jogadores e jogadoras, jogos de vídeo podem projetar caminhos por meio de enredos construídos ao redor o com a inclusão pontual de motivos, linguagens ou até rituais religiosos. Neste artigo investigamos os elementos principais do enredo do jogo de videogame God of War 4 (2018) para verificar a hipótese que se enredo se inspira num texto chamado Tabula Cebetis, criado na Antiguidade tardia, redescoberto na Renascença, e valorizado inclusive na educação até meados do século 19. Para isso comparam-se as suas estruturas, seus motivos e dinâmicas. Conclui-se que pelo número de aspectos em comum God of War 4 parece representar, no mínimo parcialmente, uma releitura do enredo da Tábula Cebetis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos de Religião
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.