DIMENSÃO ESPIRITUAL NO APOIO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

UMA ANÁLISE A PARTIR DA EDUCAÇÃO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v39n1pe2025-007

Palavras-chave:

Acompañamiento, Bienestar, Discapacidad Intelectual, Espiritualidad, Intervención Socioeducativa

Resumo

A Organização Mundial da Saúde destaca a dimensão espiritual como um aspecto imaterial que inclui crenças, valores e princípios éticos, reconhecendo sua relevância para o bem-estar das pessoas. Este estudo analisa a dimensão espiritual no cuidado de pessoas com de  ciência intelectual (PDI) sob a ótica da Educação Social. Para isso, foram realizadas 12 entrevistas individuais em Barcelona (Espanha), integrando as percepções das próprias PDI, de seus familiares e de pro  ssionais. A análise temática revelou a importância de considerar a dimensão espiritual no acompanhamento das PDI. Essas pessoas expressam rotinas e percepções que ressaltam sua relevância no cotidiano. Embora as famílias estejam dispostas a oferecer apoio quando necessário, identi  cou-se uma falta de reconhecimento sobre sua importância. No âmbito pro  ssional, evidenciou-se uma carência de formação especí  ca e de protocolos que permitam abordar suas necessidades espirituais. Essa lacuna na pesquisa ressalta a urgência de desenvolver capacitações e guias práticos para pro  ssionais, integrando a espiritualidade nos programas de acompanhamento. Não deve ser considerada apenas como um aspecto complementar, mas como uma parte essencial do bem-estar e do desenvolvimento das PDI, promovendo uma abordagem mais integral de intervenção.

Biografia do Autor

Emerson Vicente-Cruz, Universidade Estatal Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor substituto no Departamento de Psicologia Social da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e atualmente é bolsista de pós-doutorado da FAPESP no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma instituição. Doutor em Psicologia Social pela Universitat de Barcelona (UB), na Espanha, desenvolve pesquisas nas áreas da Psicologia Social e da Educação, com ênfase na violência escolar e em suas estratégias de enfrentamento, nos preconceitos e discriminações contra a população LGBT+ a partir de uma perspectiva interseccional, além de temas relacionados à inclusão da diversidade em diferentes âmbitos sociais. 

Alejandro Gallardo-Oliva, Universitat Oberta de Catalunya

Alejandro Gallardo-Oliva é educador em um centro de atendimento a pessoas com deficiência intelectual. Graduado em Educação Social pela Universitat Oberta de Catalunya (UOC), na Espanha, cursa atualmente o Mestrado em Psicopedagogia na mesma instituição. Seus interesses concentram-se na inclusão da diversidade, com ênfase nas questões relativas à religião e à espiritualidade e em sua aplicação no campo da deficiência intelectual.

Publicado

2025-09-11

Como Citar

Vicente-Cruz, E., & Gallardo-Oliva, A. (2025). DIMENSÃO ESPIRITUAL NO APOIO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EDUCAÇÃO SOCIAL. Estudos De Religião, 39(1), e2025–007. https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v39n1pe2025-007