DIMENSÃO ESPIRITUAL NO APOIO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
UMA ANÁLISE A PARTIR DA EDUCAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v39n1pe2025-007Palavras-chave:
Acompañamiento, Bienestar, Discapacidad Intelectual, Espiritualidad, Intervención SocioeducativaResumo
A Organização Mundial da Saúde destaca a dimensão espiritual como um aspecto imaterial que inclui crenças, valores e princípios éticos, reconhecendo sua relevância para o bem-estar das pessoas. Este estudo analisa a dimensão espiritual no cuidado de pessoas com de ciência intelectual (PDI) sob a ótica da Educação Social. Para isso, foram realizadas 12 entrevistas individuais em Barcelona (Espanha), integrando as percepções das próprias PDI, de seus familiares e de pro ssionais. A análise temática revelou a importância de considerar a dimensão espiritual no acompanhamento das PDI. Essas pessoas expressam rotinas e percepções que ressaltam sua relevância no cotidiano. Embora as famílias estejam dispostas a oferecer apoio quando necessário, identi cou-se uma falta de reconhecimento sobre sua importância. No âmbito pro ssional, evidenciou-se uma carência de formação especí ca e de protocolos que permitam abordar suas necessidades espirituais. Essa lacuna na pesquisa ressalta a urgência de desenvolver capacitações e guias práticos para pro ssionais, integrando a espiritualidade nos programas de acompanhamento. Não deve ser considerada apenas como um aspecto complementar, mas como uma parte essencial do bem-estar e do desenvolvimento das PDI, promovendo uma abordagem mais integral de intervenção.
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