CONSTRUINDO PONTES ENTRE CIÊNCIA E FÉ

ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO SEM CONFLITO

Autores

  • Heslley Silva Centro Universitário de Formiga (UNIFOR/MG) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v39n2pe2025-013

Palavras-chave:

Ensino de evolução; ciência e religião; estratégias pedagógicas; aceitação da evolução; educação científica

Resumo

O ensino da evolução biológica tem sido historicamente desafiado por tensões entre ciência e religião, frequentemente resultando na percepção de um falso dilema entre ambas. Este artigo investiga estratégias pedagógicas voltadas para a promoção da aceitação da teoria evolutiva sem que isso implique a rejeição da fé religiosa. Ao adotar uma abordagem que respeita diferentes perspectivas culturais e teológicas, busca-se reduzir a dissonância cognitiva entre alunos com fortes convicções religiosas. A partir da análise qualitativa de casos de estudantes, identificam-se metodologias eficazes para abordar a evolução sem confronto direto com a crença religiosa, considerando três pontos centrais: a origem do universo, a origem da vida e o surgimento da consciência. Discute-se como esses temas podem ser explorados pedagogicamente para estimular o pensamento crítico e o diálogo, evitando a dicotomia entre crença e conhecimento científico. Além disso, o artigo destaca a importância de uma formação docente culturalmente sensível e de abordagens educacionais que transcendam discursos polarizados. Conclui-se que uma mediação educacional baseada na compreensão e no respeito mútuo pode criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo, onde ciência e fé coexistem sem prejuízo para a integridade do ensino científico. 

Biografia do Autor

Heslley Silva, Centro Universitário de Formiga (UNIFOR/MG) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Heslley Machado Silva realizou seu pós-doutorado na Universidade do Minho, em Portugal (2016). Obteve o título de Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), no Brasil. Atualmente, é Professor na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e no Centro Universitário de Formiga/MG (UNIFOR-MG). Possui experiência nas áreas de Biologia Geral e Educação. Atua também como pesquisador nas áreas de educação, saúde e evolução (ciência e religião). Atualmente, desenvolve pesquisas e publica trabalhos sobre o fenômeno das Fake News científicas, com ênfase especial nos campos da saúde e do meio ambiente.  Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6465917009172070 Research gate: https://www.researchgate.net/profile/Heslley_Silva ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8126-8962 

Downloads

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Silva, H. (2025). CONSTRUINDO PONTES ENTRE CIÊNCIA E FÉ: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO SEM CONFLITO. Estudos De Religião, 39(2), e2025–013. https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v39n2pe2025-013