CONSTRUINDO PONTES ENTRE CIÊNCIA E FÉ
ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO SEM CONFLITO
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v39n2pe2025-013Palavras-chave:
Ensino de evolução; ciência e religião; estratégias pedagógicas; aceitação da evolução; educação científicaResumo
O ensino da evolução biológica tem sido historicamente desafiado por tensões entre ciência e religião, frequentemente resultando na percepção de um falso dilema entre ambas. Este artigo investiga estratégias pedagógicas voltadas para a promoção da aceitação da teoria evolutiva sem que isso implique a rejeição da fé religiosa. Ao adotar uma abordagem que respeita diferentes perspectivas culturais e teológicas, busca-se reduzir a dissonância cognitiva entre alunos com fortes convicções religiosas. A partir da análise qualitativa de casos de estudantes, identificam-se metodologias eficazes para abordar a evolução sem confronto direto com a crença religiosa, considerando três pontos centrais: a origem do universo, a origem da vida e o surgimento da consciência. Discute-se como esses temas podem ser explorados pedagogicamente para estimular o pensamento crítico e o diálogo, evitando a dicotomia entre crença e conhecimento científico. Além disso, o artigo destaca a importância de uma formação docente culturalmente sensível e de abordagens educacionais que transcendam discursos polarizados. Conclui-se que uma mediação educacional baseada na compreensão e no respeito mútuo pode criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo, onde ciência e fé coexistem sem prejuízo para a integridade do ensino científico.
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