DOMINAR OU CUIDAR?
PERSPECTIVAS DECOLONIAIS PARA UMA ÉTICA AMBIENTAL ECOTEOLÓGICA EMANCIPATÓRIA EM DIALOGICIDADE COM A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v39n2pe2025-020Palavras-chave:
Domínio, Ecoteologia, Decolonialidade, Cuidado da Terra, Educação transformadoraResumo
O presente artigo analisa o verbete hebraico וְיִרְדּוּ֩ — geralmente traduzido na direção de “dominar” — em Gênesis 1:26 e 28, propondo uma releitura para o sentido de “cuidar”, recomendando, a partir dessa discussão, horizontes para uma educação ecoteológica que dialoga com a decolonialidade e a educação transformadora. Partimos da seguinte problematização: o verbete וְיִרְדּוּ֩, presente em Gênesis 1:26 e 28, traz a ideia de domínio ou de cuidado? Como podemos, a partir dessa releitura, pensar em caminhos educacionais para uma ecoteologia integral? Deste modo, nosso objetivo é trabalhar, propositivamente, caminhos para uma educação ecoteológica crítica que saia da noção de domínio da criação para o cuidado do planeta. E nossos objetivos específicos são: (i) compreender a visão neoliberal de domínio ambiental; (ii) avaliar criticamente a ideia de domínio numa perspectiva decolonial; (iii) analisar o vocábulo hebraico וְיִרְדּוּ֩, quanto a dominar, propondo uma tradução alternativa no sentido de cuidado; e (iv) apontar caminhos para uma educação ecoteológica decolonial e transformadora. A pesquisa é qualitativa e bibliográfica. Acreditamos que a pesquisa se justifica num cenário em que a cristandade tende a olhar para a criação sob duas perspectivas: de uso irrestrito, numa ótica neoliberal; e escapista, não dando atenção alguma às pautas ambientais. Nesse sentido, o artigo pode servir como um instrumento de conscientização e de amplificação das discussões ambientais.
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