ANÁLISE SEMIÓTICA GESTUAL NA ARTE MAHĀYĀNA E CATÓLICA
CONSIDERAÇÕES ÉTICAS E ESTÉTICAS
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v39n3pe2025-034Palavras-chave:
Budismo, Cristianismo, Ética, Cultura visual, IconografiaResumo
O presente ensaio explora o simbolismo dos gestos manuais presentes na iconografia budista e cristã, fazendo uso de algumas categorias da semiótica de Peirce para discutir sobre possíveis significados desses signos e quais relações de sentido, na perspectiva da ética, esses signos estabelecem com seus intérpretes; em outras palavras, o que esses signos podem informar sobre condutas éticas propostas por suas respectivas religiões. Para realizar essa investigação, apresentamos um breve panorama do papel dos gestos manuais nos contextos do budismo Mahāyāna e do cristianismo católico romano e ortodoxo, e analisamos em mais detalhes o gesto de destemor no budismo e o gesto de oração no cristianismo, entendendo que o primeiro aponta para uma abordagem da ética como caminho que leva para a superação do medo em benefício de todos os seres, enquanto o segundo aponta para uma relação de súplica, louvor e obediência a um ser superior e Criador, Deus.
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