A polifonia como método de análise literária: um exercício de leitura em Lucas 7,36-50

Autores

  • Marcelo da Silva Carneiro Universidade Metodista de São Paulo
  • Josemir Carvalho Junior

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v38n1p35-59

Palavras-chave:

Dialogismo, Polifonia, Evangelho de Lucas, Cristianismo Primitivo, Bíblia e Literatura

Resumo

A pesquisa dos textos do Cristianismo Primitivo numa perspectiva literária permitiu que se aproximasse de diferentes teóricos e seus conceitos arrojados. Neste artigo iremos analisar o texto de Lucas 7,36-49 a partir do conceito de polifonia de Mikhail Bakhtin, utilizado como método de análise literária. Desejamos pensar os processos de transmissão, recepção e recriação das tradições orais e escritas, suas expansões e retrações, permitindo perceber as diferentes vozes presentes nos textos bíblicos. Isso faz parte dessa nova possibilidade de pesquisa do texto bíblico, a partir da literatura e da linguística, sem abandonar aspectos importantes da pesquisa tradicional, como o contexto social e histórico no qual o texto foi produzido. A partir do referencial bakhtiniano podemos pensar a dialogicidade dessas vozes e como a elaboração da identidade das comunidades cristãs primitivas foi forjada pelos textos produzidos por elas.

Biografia do Autor

Marcelo da Silva Carneiro, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Ciências da Religião (UMESP), com pós-doutorado em Ciências da Religião (UMESP). Mestrado em Teologia (PUC-RJ). Líder do Grupo de Pesquisa Rastros. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB)

Josemir Carvalho Junior

Mestre em Ciências da Religião (UMESP). Membro do Grupo de Pesquisa Rastros

Downloads

Publicado

2024-11-11

Como Citar

da Silva Carneiro, M., & Carvalho Junior, J. (2024). A polifonia como método de análise literária: um exercício de leitura em Lucas 7,36-50. Estudos De Religião, 38(1), 35–59. https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v38n1p35-59

Edição

Seção

Dossiê: O discurso religioso: sentidos, práticas e dissensos