A polifonia como método de análise literária: um exercício de leitura em Lucas 7,36-50

Contenido principal del artículo

Marcelo da Silva Carneiro
Josemir Carvalho Junior

Resumen

A pesquisa dos textos do Cristianismo Primitivo numa perspectiva literária permitiu que se aproximasse de diferentes teóricos e seus conceitos arrojados. Neste artigo iremos analisar o texto de Lucas 7,36-49 a partir do conceito de polifonia de Mikhail Bakhtin, utilizado como método de análise literária. Desejamos pensar os processos de transmissão, recepção e recriação das tradições orais e escritas, suas expansões e retrações, permitindo perceber as diferentes vozes presentes nos textos bíblicos. Isso faz parte dessa nova possibilidade de pesquisa do texto bíblico, a partir da literatura e da linguística, sem abandonar aspectos importantes da pesquisa tradicional, como o contexto social e histórico no qual o texto foi produzido. A partir do referencial bakhtiniano podemos pensar a dialogicidade dessas vozes e como a elaboração da identidade das comunidades cristãs primitivas foi forjada pelos textos produzidos por elas.

Detalles del artículo

Cómo citar
da Silva Carneiro, M., & Carvalho Junior, J. (2024). A polifonia como método de análise literária: um exercício de leitura em Lucas 7,36-50. Estudos De Religião, 38(1), 35–59. https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v38n1p35-59
Sección
Dossiê: O discurso religioso: sentidos, práticas e dissensos
Biografía del autor/a

Marcelo da Silva Carneiro, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Ciências da Religião (UMESP), com pós-doutorado em Ciências da Religião (UMESP). Mestrado em Teologia (PUC-RJ). Líder do Grupo de Pesquisa Rastros. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB)

Josemir Carvalho Junior

Mestre em Ciências da Religião (UMESP). Membro do Grupo de Pesquisa Rastros