PROJETOS E ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO POR E PARA JOVENS ATIKAMEKW NEHIROWISIWOK

O TERRITÓRIO COMO FONTE DE ESPERANÇA E ORGULHO

Authors

  • Jérôme Laurent
  • Étienne Levac UQAM
  • Anthony Quitich-Dubé UQAM

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v38n3p169-190

Keywords:

Juventude indígena; Identidade cultural; Educação decolonial

Abstract

Este artigo analisa as estratégias de jovens indígenas Atikamekw para superar desafios educacionais e fortalecer sua identidade cultural, com foco no Projeto Matakan e na Estratégia da Juventude Atikamekw (2021-2024). A pesquisa explora a educação como ferramenta de reconstrução identitária, considerando os impactos históricos das escolas residenciais e os traumas intergeracionais que afetam a confiança nas instituições escolares. Por meio de iniciativas que combinam educação formal e práticas culturais, como atividades sazonais no território, os jovens atuam como agentes sociais ativos na promoção de orgulho e pertencimento. A abordagem enfatiza a necessidade de integrar conhecimentos culturais ao sistema educacional, promovendo a valorização da tradição oral, do idioma e do patrimônio. Este trabalho contribui para debates decoloniais ao propor a interseção entre educação, território e identidade como elementos-chave para o desenvolvimento das juventudes indígenas, destacando o papel do orgulho e da esperança na superação de barreiras estruturais e epistêmicas.

Author Biographies

Jérôme Laurent

Université du Québec à Montréal.

Étienne Levac, UQAM

Graduação em Ciências da Religião - UQAM. Mestrado em Ciências da Religião - UQAM. Doutorando em Ciências da Religião - UQAM

Anthony Quitich-Dubé, UQAM

Membro do Centre d'amitié autochtone de Trois-Rivières. Pesquisador e Político para Afirmações Políticas de Inclusão e Reconhecimento Atikamekw Nehirowisiwok.

Published

2025-03-12

How to Cite

Laurent, J., Levac, Étienne, & Quitich-Dubé, A. (2025). PROJETOS E ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO POR E PARA JOVENS ATIKAMEKW NEHIROWISIWOK: O TERRITÓRIO COMO FONTE DE ESPERANÇA E ORGULHO. Estudos De Religião, 38(3), 169–190. https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v38n3p169-190

Issue

Section

Dossiê: Estudos Compreensivos e as Expressões Religiosas na Amazônia