Dossiê Religião e Mudanças Climáticas: Interfaces entre Espiritualidade, Ética e Justiça Climática está reaberto para submissões

2025-08-16

Pela importância do tema, a equipe editorial decidiu reabrir o dossiê Religião e Mudanças Climáticas: Interfaces entre Espiritualidade, Ética e Justiça Climática até o dia 10 de setembro, para artigos que se proponham dialogar com a temática. Replicamos abaixo a ementa e propostas de articulação temática para atender ao dossiê:

Em um contexto de emergência climática que atravessa o Brasil e o mundo, a religião ocupa um papel fundamental ao mobilizar práticas, valores e discursos que dialogam com as complexidades da crise ambiental contemporânea. Esta edição especial tem como objetivo investigar como diferentes manifestações religiosas influenciam percepções, respostas e ações de mitigação e adaptação diante das mudanças climáticas. O dossiê busca ainda destacar o papel das tradições religiosas na promoção de justiça climática, nas práticas de cuidado ambiental e no enfrentamento de desigualdades sociais amplificadas por desastres ambientais. Ao reunir contribuições interdisciplinares, espera-se que os artigos possam ampliar a compreensão das conexões entre religião, espiritualidade e os desafios éticos, políticos, culturais e sociais impostos pela emergência climática. O dossiê está aberto para abordar temáticas como, mas não exclusivamente:

Justiça Climática e Ética Religiosa: Análise das contribuições éticas das religiões para a construção de uma justiça climática global.

Religião e Comunicação Ambiental: O papel das lideranças religiosas e mídias religiosas na conscientização sobre mudanças climáticas.

Espiritualidade e Resiliência: Como práticas espirituais ajudam comunidades a lidar com os impactos das mudanças climáticas.

Teologias Verdes: Abordagens teológicas focadas em sustentabilidade e preservação ambiental.

Mobilizações Religiosas e Políticas Climáticas: Estudos sobre engajamento de organizações religiosas em fóruns internacionais, como o 2030 Agenda, Pacto of the Future, COPs.

Impactos Culturais e Religiosos dos Desastres Climáticos: Como desastres ambientais têm afetado práticas religiosas e identidades culturais.

Feminismo e Ecoteologia: Relações entre movimentos feministas e abordagens religiosas sobre mudanças climáticas, com foco em ecofeminismo e justiça ambiental de gênero.

Psicologia e Religião no Contexto Climático: O impacto das crenças religiosas e práticas espirituais no enfrentamento de ecoansiedade e outros desafios psicológicos relacionados à emergência climática.

Proponentes:

Afonso Murad (FAJE)

Anderson Antonio Pedroso (PUC-RJ)

Cilene Victor da Silva (UMESP)

Kholoud al-Ajarma, HRH Prince Alwaleed Bin Talal Centre for the Study of Islam in the Contemporary World, da Universidade de Edimburgo.

Marcelo da Silva Carneiro (UMESP)