AUTOLESÃO, SOFRIMENTO SOCIAL E PANDEMIA NO CONTEXTO ESCOLAR
UMA RESPOSTA INTERSETORIAL
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v32n2p44-52Palabras clave:
Comportamento autodestrutivo, Cooperação, Estudantes de ensino médioResumen
Este artigo objetiva mapear e discutir o atendimento dos casos de autolesão não suicida entre os estudantes do ensino médio na cidade de Vitória/ES. A metodologia foi composta por revisão de literatura – baseada no conceito Autolesão não suicida e de sofrimento social em Pierre Bourdieu –, análise documental e entrevistas com gestores de equipamentos públicos envolvidos na prestação de serviços para adolescentes em situação de autolesão. Os resultados apontam para a necessidade de capacitação dos profissionais da rede de serviços, dada a subnotificação dos casos, dificuldade em realizar escuta qualificada, e ausência de um fluxo definido para a condução dos casos. Conclui-se que são necessários esforços contínuos de profissionalização e estímulos à cultura do trabalho em rede – intersetorial.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Mudanças: Psicologia da Saúde

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Conteúdos publicados pela revista estão licenciados sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Os autores mantém seus direitos de autoria, e a citação é permitida, identificando a fonte (da autoria e do periódico).