v. 32 n. 2 (2024): Mudanças - Psicologia da Saúde, jul.-dez.
Artigos

AUTOLESÃO, SOFRIMENTO SOCIAL E PANDEMIA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA RESPOSTA INTERSETORIAL

Leonardo Bis Santos
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes
Biografia
Mariana Luz Patez
Biografia

Publicado 2025-03-25

Palavras-chave

  • Comportamento autodestrutivo,
  • Cooperação,
  • Estudantes de ensino médio

Como Citar

Santos, L. B., & Patez, M. L. (2025). AUTOLESÃO, SOFRIMENTO SOCIAL E PANDEMIA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA RESPOSTA INTERSETORIAL. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 32(2), 44–52. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v32n2p44-52

Resumo

Este artigo objetiva mapear e discutir o atendimento dos casos de autolesão não suicida entre os estudantes do ensino médio na cidade de Vitória/ES. A metodologia foi composta por revisão de literatura – baseada no conceito Autolesão não suicida e de sofrimento social em Pierre Bourdieu –, análise documental e entrevistas com gestores de equipamentos públicos envolvidos na prestação de serviços para adolescentes em situação de autolesão. Os resultados apontam para a necessidade de capacitação dos profissionais da rede de serviços, dada a subnotificação dos casos, dificuldade em realizar escuta qualificada, e ausência de um fluxo definido para a condução dos casos. Conclui-se que são necessários esforços contínuos de profissionalização e estímulos à cultura do trabalho em rede – intersetorial.