Conhecimento sobre testes psicológicos entre profissionais e estudantes de Psicologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v31n2p113-122Resumo
Este estudo objetivou investigar a utilização de testes psicológicos por profissionais e estudantes de psicologia no Brasil. A coleta de dados foi realizada na modalidade on-line, com 219 participantes (194 mulheres e 25 homens), compreendendo 141 estudantes de psicologia (126 mulheres e 15 homens) e 78 psicólogos (68 mulheres e 10 homens). Os participantes responderam a um questionário abordando dados sociodemográficos e o conhecimento e uso de testes psicológicos. A lista de testes incluiu aqueles com parecer favorável pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) durante o período de coleta. Os resultados indicaram maior familiaridade e uso de testes relacionados à personalidade e funções cognitivas, como inteligência e atenção, por ambos os grupos. Notou-se algumas diferenças significativas entre estudantes e profissionais: os estudantes demonstraram mais conhecimento e uso de testes de inteligência, enquanto os profissionais tinham maior conhecimento de testes que avaliam sintomas depressivos, ansiedade e estresse. A maioria dos participantes, independentemente da categoria, não estava familiarizada com a maioria dos testes aprovados pelo SATEPSI.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mudanças
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.