Revisão sistemática do transtorno de apego em crianças que vivenciam cuidado substituto

Autores

  • Monalisa Pereira Furtado
  • Celina Maria Colino Magalhães
  • João Paulo Nogueira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v31n2p159-168

Resumo

O objetivo foi investigar como os transtornos de apego são avaliados, compreender quais variáveis os influenciam e descrever como os fatores do desenvolvimento se correlacionam a eles. Realizou-se revisão sistemática de literatura nas bases de dados PubMed, Science Direct e Scopus com os descritores attachment, foster, orphan, shelter e instituti. Os resultados descrevem a necessidade de se avaliar os transtornos do apego com múltiplas metodologias, em detrimento do foco em questionários para avaliação da percepção do cuidador acerca da criança. As variáveis associadas aos transtornos de apego são as interrupções nos cuidados, o tempo que passaram em cuidado substituto, a idade que possuíam no momento do acolhimento. Os aspectos do desenvolvimento associados foram problemas de comportamentos e psicopatológicos. Conclui-se que há fragilidades no modo como os transtornos do apego são
avaliados, contudo, o diagnóstico precoce ganhou importância em função diminuir problemas de comportamentos e
psicopatológicos.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Furtado, M. P., Magalhães, C. M. C., & Nogueira da Silva, J. P. (2024). Revisão sistemática do transtorno de apego em crianças que vivenciam cuidado substituto. Mudanças, 31(2), 159–168. https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v31n2p159-168

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