Rede de apoio da criança acolhida: a perspectiva da criança
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v29n1p9-20Palavras-chave:
criança institucionalizada; interação social; institucionalizaçãoResumo
A primeira formação de rede de apoio tende ocorrer no contexto familiar. Posteriormente, as redes se estendem para
a família extensa, amigos, professores. Para as crianças que vivenciam o acolhimento institucional, soma-se a formação
de vínculos no interior da instituição. O presente estudo objetivou conhecer a rede de apoio de crianças em acolhimento
institucional. Participaram do estudo oito crianças, entre quatro e dez anos. Utilizaram-se questionários para
caracterização sociodemográfica e o Mapa dos cinco campos. Principais resultados: 1) A figura da genitora aparece
no nível mais alto do mapa para todas as crianças; 2) A família extensa é amplamente representada; 3) Os membros
da instituição foram representados de maneira positiva; 4) A maioria das crianças indicou relações negativas com
colegas da escola. Conclui-se ser necessário fortalecer a rede de apoio social das crianças, com o intuito de facilitar
o processo de reinserção familiar, além de auxiliar no período de acolhimento.
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