Vol. 29 No. 1 (2021): Mudanças - Psicologia da Saúde, jan.-jun.
Artigos

Rede de apoio da criança acolhida: a perspectiva da criança

Published 2024-07-25

Keywords

  • criança institucionalizada; interação social; institucionalização

How to Cite

Furtado, M. P., Magalhães, C. M. C., Júnior da Silva, A. de M., & Oliveira dos Santos, J. de. (2024). Rede de apoio da criança acolhida: a perspectiva da criança. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 29(1), 9–20. https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v29n1p9-20

Abstract

A primeira formação de rede de apoio tende ocorrer no contexto familiar. Posteriormente, as redes se estendem para
a família extensa, amigos, professores. Para as crianças que vivenciam o acolhimento institucional, soma-se a formação
de vínculos no interior da instituição. O presente estudo objetivou conhecer a rede de apoio de crianças em acolhimento
institucional. Participaram do estudo oito crianças, entre quatro e dez anos. Utilizaram-se questionários para
caracterização sociodemográfica e o Mapa dos cinco campos. Principais resultados: 1) A figura da genitora aparece
no nível mais alto do mapa para todas as crianças; 2) A família extensa é amplamente representada; 3) Os membros
da instituição foram representados de maneira positiva; 4) A maioria das crianças indicou relações negativas com
colegas da escola. Conclui-se ser necessário fortalecer a rede de apoio social das crianças, com o intuito de facilitar
o processo de reinserção familiar, além de auxiliar no período de acolhimento.