ESPERANÇA E SUPORTE SOCIAL NA ADOLESCÊNCIA

UM ESTUDO QUALIQUANTITATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v32n1p50-62

Palavras-chave:

adolescência, suporte social, esperança, psicanálise

Resumo

O objetivo do estudo é identificar a percepção de suporte social em adolescentes escolares e correlacionar com a avaliação do nível de esperança. O estudo qualiquantitativo contou com uma amostra de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de São Paulo – SP. Realizou-se encontros em grupo com cada turma e foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Esperança de Herth (EEH), Procedimento de Desenhos-Estória com Tema e Questionário. A análise dos resultados está fundamentada na teoria psicanalítica de D.W. Winnicott. Os resultados do escore médio obtido na escala evidenciam esperança moderada. Os demais instrumentos revelam que os participantes experimentam inquietudes e conflitos pertinentes à faixa etária que se encontram, contudo, aspiram o alcance de um futuro positivo e reconhecem manter interações sociais com família, amigos, escola e relacionamentos amorosos. Sobretudo os pais foram mencionados pelos participantes como principal rede de suporte social. Os resultados mostram que contar com o suporte social na adolescência pode ser importante fator para a manutenção da esperança. Os achados da pesquisa ressaltam o papel do ambiente como facilitador do amadurecimento saudável na adolescência, contribuindo para ações de prevenção em saúde mental.

Biografia do Autor

Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva, CEPSI - Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica Prof. Ryad Simon

Psicóloga. Professora no Ensino Superior. Pesquisadora de Pós-Doutorado no Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica (IPUSP). Especialização em Psicanálise (UniCesumar).

Ivonise Fernandes da Motta, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Professora Livre Docente do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IPUSP, Mestrado e Doutorado. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Psíquico e a Criatividade em Diferentes Abordagens Psicoterápicas (LAPECRI).

Downloads

Publicado

2025-03-11

Como Citar

Gonçalves da Silva, C. Y., & Fernandes da Motta, I. (2025). ESPERANÇA E SUPORTE SOCIAL NA ADOLESCÊNCIA : UM ESTUDO QUALIQUANTITATIVO. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 32(1), 50–62. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v32n1p50-62