Published 2025-03-11
Keywords
- Relações médico-paciente,
- Empatia,
- Medicina
How to Cite
Copyright (c) 2025 Mudanças

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Abstract
Teve como objetivo comparar os níveis de empatia entre os discentes submetidos a metodologias de ensino diferentes em duas universidades públicas no interior do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e de abordagem quantitativa, utilizando questionário com dados sociodemográficos e a Escala Multidimensional de Reatividade interpessoal de Davis. Foram incluídos na pesquisa 93 acadêmicos, do primeiro ao quarto ano, matriculados nos cursos de medicina de duas Universidades Públicas. A análise de dados foi realizada por meio de estatística descritiva com a utilização de frequências absolutas e relativas, além do Teste U de Mann Whitney, através do Statistical Package for the Social Sciences. Houve diferença no nível de empatia entre os sexos e dentre aqueles que se autodeclararam espíritas houve maiores escores. Não houve diferenças estatísticas significativas entre os escore globais de empatia entre os estudantes das duas universidades.