AVALIAÇÃO DO ESTRESSE EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

UMA REVISÃO DE ESCOPO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-005

Keywords:

: Avaliação do estresse; instrumentos de avaliação; revisão de escopo

Abstract

A exposição a estressores no período da hospitalização pode agravar as condições de saúde de crianças internadas. Neste estudo o objetivo foi identificar os procedimentos para mensuração do estresse em crianças hospitalizadas, por meio da revisão de escopo. As buscas foram realizadas nas bases de dados Science Direct, PubMed, Scopus e Scielo, utilizando os descritores: stress, "hospitalized child", evaluation appraisal, assessment combinados com os operadores booleanos AND e OR. Os artigos foram tratados considerando os seguintes passos: exportados para o software RAYYAN, seleção às cegas por dois revisores, retirada de duplicatas, leitura de títulos, resumos e texto na íntegra, 20 estudos atenderam aos critérios de inclusão. O estresse foi avaliado por meio combinação de marcadores biológicos e psicológicos (55%), marcadores psicológicos (30%) e medidas biológicas (15%). Não foram encontrados instrumentos psicométricos para avaliação do estresse em crianças hospitalizadas padronizados para população brasileira, apontando uma lacuna na avaliação do estresse hospitalar.

Author Biographies

Claudia de Jesus Pinheiro, Universidade Federal da Bahia

Especialista pelo Programa de Residência Multiprofissional em Urgência da Universidade Federal da Bahia-IMS/CAT e Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Graduada em Psicologia pela UniversidadeFederal da Bahia (UFBA), Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS), Campus Anísio Teixeira (CAT).

Patrícia Martins de Freitas, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutora em Neurociência Cognitiva pela Karl-Franzens-Universität, Graz-Áustria (2018). E em Psiquiatria pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2013). Doutora em Ciências da Saúde, pela Faculdade de Medicina da UFMG, em 2009. Mestre em Psicologia, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG em 2004. Graduada em Psicologia pela mesma instituição em 2003. Professora Associada da Universidade Federal da Bahia e Coordenadora do Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde e docente do Doutorado e Mestrado em Ensino da Universidade do Sudoeste da Bahia.

Maria Luísa Costa Pereira, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Psicologia no Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS-CAT) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nível intermediário em LIBRAS pela ONG MIQUEI – MOVIMENTO DE INCLUSÃO.

Published

2025-07-16

How to Cite

de Jesus Pinheiro, C., Martins de Freitas, P., & Costa Pereira, M. L. (2025). AVALIAÇÃO DO ESTRESSE EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 33, e2025–005. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-005