DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA

DO RECONHECIMENTO DO ADOECIMENTO AOS CUIDADOS NA FAMÍLIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-004

Keywords:

adolescência, depressão, família, saúde mental

Abstract

Este artigo é fruto de uma pesquisa mais ampla acerca do impacto da depressão do filho(a) adolescente na família e tem como objetivo discutir as estratégias familiares para lidar com o sofrimento emocional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram realizadas sete entrevistas com mães de adolescentes que receberam o diagnóstico de depressão. Os resultados apontam para a dificuldade das mães de diferenciarem a crise normal e depressão na adolescência, bem como para a sobrecarga emocional e instrumental que cuidar do filho adolescente acarreta. Conclui-se que há grande precariedade na divulgação de informações sobre saúde mental do adolescente para a população. Sendo assim, os cuidadores dos adolescentes apresentam grande dificuldade na identificação do transtorno, bem como no exercício do cuidado ao adolescente deprimido. 

Author Biographies

Thais Carvalho Carvalho dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Psicóloga especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (PUC-Rio), mestre em Psicologia Clínica (PUC-Rio) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

A pesquisa foi financiada com bolsa Capes, que a primeira autora recebeu, e não existe conflito de interesse.

Andrea Seixas Magalhães, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro;
Professora Associada do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 

Mariana Gouvêa Matos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 

Published

2025-07-16

How to Cite

Carvalho Carvalho dos Santos, T., Seixas Magalhães, A., & Gouvêa Matos, M. (2025). DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA: DO RECONHECIMENTO DO ADOECIMENTO AOS CUIDADOS NA FAMÍLIA. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 33, e2025–004. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-004