Experiências de um serviço de psicologia hospitalar no cenário da pandemia de covid 19
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v30n1p79-86Palabras clave:
Psicologia Hospitalar; Covid 19; Saúde Mental;Resumen
As mudanças no âmbito hospitalar em função da pandemia desencadearam mudanças significativas na rotina de trabalho do psicólogo hospitalar, fazendo com estes profissionais reestruturarem a rotina de oferta do atendimento e abordagem dos sujeitos assistidos. Este artigo descreve a experiência de psicólogas que integram o serviço de psicologia de um hospital público de Sobral- CE, referência para o enfrentamento ao adoecimento por Covid 19 na região Norte do estado. Focamos nas descrições da atuação psicológica junto às famílias em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e atendimento psicológico à profissionais de saúde, no período de março de 2020 a junho de 2021. O teleatendimento em saúde mental e as visitas virtuais se tornaram estratégias importantes para a garantia de um espaço de acolhimento e escuta dos familiares e pacientes internados. Aos funcionários, os atendimentos ocorreram em formato de plantão diurno, onde eram disponibilizadas 12 horas diárias para este fim. Observou-se que questões preexistentes foram agravadas com as recorrentes mudanças na rotina de trabalho em função da pandemia, além do medo de contaminar os familiares, maior tendência ao isolamento e afastamento da rede de apoio. Constatou-se que as intervenções citadas possibilitaram apoio emocional aos indivíduos, proporcionando acolhimento e desenvolvimento de estratégias de enfrentamento adaptativas ao contexto vivido.
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