CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS – DOSSIÊ TEMÁTICO
Organização:
Prof. Dr. Cristiano de Jesus Andrade – PPGPS - Universidade Metodista de São Paulo – UMESP.
Profa. Dra. Elaine Pereira Daroz – PPGCL – Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.
Profa. Dra. Marcela Silva Baccelli – Universidade de Uberaba –UNIUB.
Mulheres e saúde mental no mundo contemporâneo: olhares e(m) perspectivas interdisciplinares”
Vivemos uma era de rápidas transformações sociais, culturais e econômicas que impactam diretamente a saúde mental feminina. Nesse contexto, é fundamental produzir conhecimento que dialogue entre teoria e prática, a partir de estudos da Psicologia, Psicanálise e Análise do discurso, a fim de construir pontes entre o saber acadêmico e as práticas sociais.
Em seu caráter interdisciplinar, o dossiê tem como objetivo reunir estudos que analisem, sob múltiplos olhares, as condições que atravessam a saúde mental de mulheres, considerando as intersecções entre fatores individuais, coletivos, históricos e culturais. Sob esse viés, são bem-vindos artigos que dialoguem com temas inerentes às reflexões sobre a saúde mental de mulheres mediante as implicações da conciliação maternidade e trabalho, conjugalidade; estigmatizações e hierarquizações do corpo feminino, feminismos, interseccionalidade, silenciamentos e demais questões que atravessam o ser mulher na atualidade.
Serão aceitos estudos teóricos e práticos, incluindo revisões da literatura, ensaios, estudos de caso e análises discursivas de materialidades diversas, tais como: midiáticas, jurídicas, educacionais, literárias, entre outras.
Participe enviando seu trabalho, integrando um dossiê com alcance nacional e internacional que visa uma escuta e acolhimento às questões que constituem a mulher na sociedade atual.
Informações importantes:
- Trabalhos que envolvam pesquisas com seres humanos deverão apresentar, obrigatoriamente, a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, conforme a Resolução vigente do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP – Resolução CNS nº 466/2012);
- Os textos devem apresentar rigor metodológico, clareza na exposição das ideias e relevância social, respeitando as normas editoriais da revista. A avaliação será feita pelo sistema de revisão por pares duplo-cega;
- Serão publicados textos autorais ou em coautorias de, no máximo 3 (três) autores, considerando que pelo menos 1 (um) autor tenha titulação de doutor(a).
Caminhos para a formatação:
- As submissões devem ser enviadas até 30 de Setembro através do sistema de submissão da revista, no formato .doc ou .docx, com extensão entre 15 a 20 páginas.
Devem seguir as orientações de formatação do periódico, podendo ser consultadas na página do mesmo.