A CASA CONECTADA E A MULHER CONTEMPORÂNEA

REFLEXÕES SOBRE O USO DA IOT NA GESTÃO DOMÉSTICA

Autores

  • Elisangela Priscila Benke Universidade Metodista de São Paulo – Curso de Administração (EAD)

Palavras-chave:

Internet das Coisas, Gestão Doméstica, Mulheres, Tecnologia, Produtividade

Resumo

Este ensaio propõe uma reflexão crítica sobre o uso da Internet das Coisas (IoT) na gestão doméstica, a partir da vivência de uma mulher contemporânea que concilia trabalho, maternidade e estudos. Por meio de uma análise prática e simbólica, discute-se como a tecnologia pode funcionar como aliada ou, ao contrário, reforçar desigualdades de gênero. A metodologia adota o relato de experiência aliado à análise crítica interdisciplinar. Conclui-se que, embora promissora, a IoT ainda apresenta limitações de acesso e riscos de sobrecarga invisível.

Biografia do Autor

Elisangela Priscila Benke, Universidade Metodista de São Paulo – Curso de Administração (EAD)

Assistente administrativa, estudante de Administração da Universidade Metodista de São Paulo (EaD), mãe e pesquisadora autônoma interessada nos impactos sociais das tecnologias emergentes, especialmente sob a ótica de gênero, cotidiano e inovação.

Downloads

Publicado

2025-11-14

Como Citar

Benke, E. P. (2025). A CASA CONECTADA E A MULHER CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES SOBRE O USO DA IOT NA GESTÃO DOMÉSTICA. Revista Sphaera, 1. Recuperado de https://revistas.metodista.br/index.php/sphaera/article/view/1901

Edição

Seção

DOSSIÊ: TECNOLOGIAS EMERGENTES E SEUS IMPACTOS