A IMPORTÂNCIA DE PASSAR PELO PROCESSO

Autores

  • Cristiano Freitas

Palavras-chave:

Processos, formação humana, tecnologia, atalhos, inteligência artificial, aprendizado, técnica.

Resumo

Este ensaio discute a importância dos processos na formação humana. No passado, a vida exigia aprendizado prático em etapas (plantar, caçar, conservar alimentos, proteger lavouras) e com isso, as pessoas aprendiam a técnica, desenvolviam paciência, resiliência e sabedoria. Na atualidade, a tecnologia oferece facilidades e atalhos que reduzem a necessidade de esforço, como aplicativos de transporte, comunicação abreviada e o uso da inteligência artificial para produzir trabalhos acadêmicos, e-mails, livros, compor músicas etc. sem estudo, esforço ou dedicação. Esse cenário gera preocupação quanto à perda do valor do processo, que é fundamental para o aprendizado e crescimento humano.

Biografia do Autor

Cristiano Freitas

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Especialização em Marketing pela Umesp. Graduação em Comunicação Social - Comunicação Mercadológica e Merchandising pela Umesp (2006). Foi prof. tutor (em sala) EAD no polo em Diadema do Instituto Educar Educação e Carreira (aulas para a UNISA). Tem experiência na área de Administração, Marketing, Editora e Design Gráfico. Foi sócio da microempresa de design, a agência "Sete Seven Design" Atualmente é COORDENADOR DE PRODUÇÃO EDITORIAL EAD pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).  – E-mail: crismetodista@gmail.com.

Downloads

Publicado

2025-11-14

Como Citar

Freitas, C. (2025). A IMPORTÂNCIA DE PASSAR PELO PROCESSO. Revista Sphaera, 1. Recuperado de https://revistas.metodista.br/index.php/sphaera/article/view/1979