FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCATIVAS: ARTICULAÇÃO ENTRE ESTUDOS
DOI:
https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v23n47p39-61Palavras-chave:
Entrepreneurial education; Meaningful learning; Teacher training.Resumo
O artigo tem como objetivo se apoiar no estado da arte a fim de estabelecer um diálogo atualizado entre a aprendizagem significativa e a educação empreendedora em sala de aula. Tomando como base duas pesquisas, uma de doutorado defendida em 2022 e a outra de mestrado, defendida em 2023, que investigaram as relações entre as práticas educativas e a formação docente. A primeira pesquisa sob a perspectiva da educação empreendedora, explorou as percepções de alunos que cursaram a disciplina de empreendedorismo em um programa de pós-graduação stricto sensu, e suas implicações na formação e atuação docente. A segunda pesquisa, foi norteada pela teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, examinando como os professores adotam essa abordagem ao desenvolver estratégias de ensino. A Metodologia para a elaboração do artigo e estado da arte, comtemplou a abordagem exploratória e qualitativa, analisando resumos de dissertações e teses na base científica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre 2022 - 2024. Ao analisar os resultados observamos que, para uma formação docente robusta e a implementação de práticas educativas inovadoras, os programas de pós-graduação stricto sensu precisam reavaliar seus princípios formativos, bem como os programas de graduação precisam rever as diretrizes norteadoras das disciplinas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação: reflexões e debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.