FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCATIVAS: ARTICULAÇÃO ENTRE ESTUDOS

Autores/as

  • Flávia Daniela Bosi Leal
  • Renata Cardillo Homem De Mello

DOI:

https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v23n47p39-61

Palabras clave:

Entrepreneurial education; Meaningful learning; Teacher training.

Resumen

O artigo tem como objetivo se apoiar no estado da arte a fim de estabelecer um diálogo atualizado entre a aprendizagem significativa e a educação empreendedora em sala de aula. Tomando como base duas pesquisas, uma de doutorado defendida em 2022 e a outra de mestrado, defendida em 2023, que investigaram as relações entre as práticas educativas e a formação docente. A primeira pesquisa sob a perspectiva da educação empreendedora, explorou as percepções de alunos que cursaram a disciplina de empreendedorismo em um programa de pós-graduação stricto sensu, e suas implicações na formação e atuação docente. A segunda pesquisa, foi norteada pela teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, examinando como os professores adotam essa abordagem ao desenvolver estratégias de ensino. A Metodologia para a elaboração do artigo e estado da arte, comtemplou a abordagem exploratória e qualitativa, analisando resumos de dissertações e teses na base científica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre 2022 - 2024. Ao analisar os resultados observamos que, para uma formação docente robusta e a implementação de práticas educativas inovadoras, os programas de pós-graduação stricto sensu precisam reavaliar seus princípios formativos, bem como os programas de graduação precisam rever as diretrizes norteadoras das disciplinas. 

Biografía del autor/a

Flávia Daniela Bosi Leal

Mestre em Educação pela UMESP/SP, Economista pela UFES e Técnica em Logística Empresarial pelo IFES, especializada em Psicologia Positiva para Lideranças pela Universidade de Lisboa. Integra a Comissão de Egressos dos cursos de pós-graduação da UMESP.

Renata Cardillo Homem De Mello

Doutora em Educação pela UMESP/SP. Mestrado em Psicologia Unimarco, MBA em Liderança e Gestão Organizacional, MBA em Gestão Estratégica do Ensino Superior UNISA, graduada em Psicóloga UNIP. Atua como psicóloga clínica, palestrante e possuí experiência em Gestão Educacional, Empreendedorismo e metodologias ativas, e em desenvolvimento Pessoal e Profissional. 

Publicado

2024-12-09

Cómo citar

Bosi Leal, F. D., & Cardillo Homem De Mello, R. (2024). FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCATIVAS: ARTICULAÇÃO ENTRE ESTUDOS. Cadernos De Educação, 23(47), 39–61. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v23n47p39-61

Número

Sección

DOSSIÊ DE EGRESSOS DO PPGE