Concepções de professores de Ciências da Natureza no contexto da História e Filosofia da Ciência
DOI:
https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v20n41p125-143Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar as concepções dos professores de Ciências (Física, Química e Biologia) de duas escolas da educação básica, ensino médio, localizadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais. A pesquisa apresenta resultados sobre como a História e Filosofia da Ciência é considerada pelos professores da área de Ciências. A motivação para tal trabalho se deve à importância da inserção do tema nas aulas de ensino médio e devido às discussões e estudos de uma disciplina do curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática durante o primeiro semestre de 2019 na Universidade Estadual de Campinas. Este trabalho, de natureza qualitativa, está dividido em duas partes. Os dados da primeira e segunda parte foram obtidos através de um questionário composto de perguntas abertas. Em sua primeira parte, procurou-se investigar quem são os professores que ministram aula de Ciências (Física, Química e Biologia) nas escolas, apresentando o perfil dos professores participantes. Os dados obtidos permitiram conhecer: a formação dos professores, faixa etária, distribuição por sexo, tempo de experiência como docente e se já fez pós-graduação. Na segunda é realizada a análise das respostas (concepções) dos professores sobre a importância da História e Filosofia da Ciência. Após a análise das respostas da segunda parte foi possível verificar que alguns professores discutem o tema História e Filosofia da Ciência em sala; a maioria considera importante o tema; nenhum deles participou de algum curso de formação contínua relacionado ao tema e, de forma unânime, gostariam de participar de um curso sobre a História e Filosofia da Ciência.
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