A experiência “PAD” na formação de professores: análise de narrativas autobiográficas de um iniciante na aprendizagem da docência
DOI:
https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v21n43p1-17Resumo
A pesquisa em tela propõe um estudo sobre a importância da participação e das experiências no Programa de Apoio Didático (PAD) – Unicamp para a iniciação na aprendizagem da docência. A partir da análise conceitual de narrativas autobiográficas do próprio pesquisador de iniciação científica, esta pesquisa teve como objetivo produzir um registro sobre as possíveis contribuições do programa em questão no que se diz respeito à formação de um professor iniciante. O recorte temporal das narrativas foi feito a partir dos semestres em que o pesquisador participou ativamente do programa, entre o primeiro semestre de 2020 e o segundo semestre de 2021, totalizando, assim, quatro períodos como PAD, onde teve relação direta com o processo de ensino e de aprendizagem juntamente com a professora e outros auxiliares. Assim, o objetivo é analisar, por meio de narrativas autobiográficas de um aluno durante a vivência de um Programa de Apoio Didático (PAD) – Unicamp – a importância das experiências vividas para a sua formação como professor, além de elaborar um registro que contemple as contribuições deste programa para a sua formação, as experiências vividas, as motivações e as expectativas acerca desta vivência. Utilizando a abordagem do paradigma indiciário de Ginzburg, buscamos indícios que nos ajudaram a formular proposições sobre as contribuições que um programa oferecido pela universidade pode ter para um estudante iniciante na aprendizagem docente. Acreditamos, assim, que essa pesquisa tem o potencial de contribuir para o conhecimento do processo de formação de professores dentro da universidade, por meio de programas oferecidos na graduação, bem como evidenciar os aspectos positivos deste programa para a iniciação à docência.
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