Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Artigos

Vol. 45 Núm. 3 (2023): Comunicação & Sociedade, set.-dez.

As vacinas contra a COVID-19 no YouTube: enquadramentos da mídia informativa

  • Márcia Cristina Rocha Costa
  • Antonio Brotas
  • Luisa Massarani
DOI
https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v45n3p171-200
Enviado
junio 30, 2024
Publicado
2024-07-29

Resumen

Neste artigo, analisamos os enquadramentos midiáticos sobre vacinas contra a COVID-19 em 50 vídeos de canais da mídia informativa no YouTube e sua relação com diferentes formatos audiovisuais de veículos tradicionais (TV, rádio, jornais e portais) e canais surgidos na web. O estudo aponta os frames que trazem novo desenvolvimento tecnológico e política públicas como predominantes na maioria das narrativas, em que mediadores e fontes se aliaram à ciência, principalmente reportagens da TV. A hesitação vacinal e desinformação surgem em trechos de programas de debate e/ou entrevista com fontes e mediadores que acionam os frames que trazem riscos e incerteza científicas e relacionados à bioética e questões jurídicas.