Edgar Morin e Paulo Freire e suas contribuições para a formação docente e a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p83-105Abstract
este estudo objetivou analisar pesquisas realizadas em programas de pós-graduação stricto sensu cujo referencial teórico tenha como base contribuições de Edgar Morin e de Paulo Freire, especificamente sobre os temas formação docente e articualação de práticas pedagógicas a demandas locais e globais. Para tanto, fez-se estudo bibliográfico, com abordagem qualitativa. Desse modo, a pesquisa mapeou teses e dissertações no catálogo da CAPES cujos títulos explicitassem a relação de ambos os autores com a formação docente ou com a prática pedagógica. Nos resultados da análise, destacam-se contribuições dos autores para a compreensão da interdependência entre formação docente e prática pedagógica, com destaque à necessidade de se repensar a perspectiva fragmentada e descontextualizada da educação. Portanto, a pesquisa contribui para a ampliação do diálogo entre os estudos de Morin e de Freire e, além disso, como consequência, para esse debate no âmbito da formação de professores e da prática docente.
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