Johannes Sturm (1507-1589): pedagogo e humanista

Autores

  • William Robson Cazavechia
  • Paulo Henrique Vieira
  • Cezar de Alencar Arnaut de Toledo

DOI:

https://doi.org/10.15603/er373195-220

Palavras-chave:

Johannes Sturm (1507-1589); Currículo; Método; Educação; Protestantismo.

Resumo

Johannes Sturm (1507-1589) foi um educador protestante do século XVI que se tornou muito respeitado por seu trabalho enquanto professor, pedagogo e diretor do gymnasium de Estraburgo na França. Seu plano para o gymnasium da cidade, publicado em 1538, foi tão notável que o colégio atraiu alunos de toda a Europa protestante. Scholae Lavingnae, escrito em 1565, foi outro projeto de Sturm, desta vez, para a cidade de Lauingen, na Alemanha, e traz detalhes sobre o currículo e o método proposto por ele. O texto aqui utilizado na análise foi uma tradução do latim para o inglês que se encontra no livro: Johannes Sturm on education de 1995. A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico orientado pela análise historiográfica na área da pesquisa em Educação.

Downloads

Publicado

2024-06-20

Como Citar

Cazavechia, W. R., Vieira, P. H., & Arnaut de Toledo, C. de A. (2024). Johannes Sturm (1507-1589): pedagogo e humanista. Estudos De Religião, 37(3), 195–220. https://doi.org/10.15603/er373195-220