CONTEMPLANDO OS ALIMENTOS COMO REMÉDIO
CONTRIBUIÇÕES DAS TRADIÇÕES BUDISTAS FRENTE ÀS VIOLAÇÕES À DIGNIDADE E AO DIREITO À ALIMENTAÇÃO PROVOCADAS PELA DIETA NEOLIBERAL
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v39n3pe2025-029Palavras-chave:
Budismo, Tradições budistas, Dignidade, Direito à Alimentação, Neoliberalismo, UltraprocessadosResumo
O artigo busca realizar uma análise interdisciplinar entre economia política, saúde pública, Direitos Humanos, bem como da ética e filosofia das tradições budistas, a partir do problema das grandes indústrias de alimentos e o boom dos ultraprocessados, que não apenas violam o direito à alimentação adequada e saudável, mas promovem o adoecimento coletivo e mortes evitáveis. Partindo do cenário global de desigualdade e da expansão de desertos alimentares, promovido por políticas neoliberais, o que antes era percebido como alimento se torna mercadoria, com baixa qualidade nutricional e altamente palatável, gerando lucros exorbitantes às custas de vidas humanas – além dos danos ambientais. O artigo trará a discussão multidisciplinar apresentando primeiramente uma análise dos ultraprocessados e das grandes indústrias sob uma perspectiva da economia política, para em seguida abordar as violações ao direito humano da alimentação adequada e saudável, e chegar na discussão do tema sob a ótica das tradições budistas. Como alternativa ao sistema neoliberal, será analisado o pensamento de Je Tsongkhapa Lobsang Dragpa em seu Lamrim Chenmo (Tib. ལམ་རིམ་ཆེན་མོ་), bem como o de Thubten Chodron em The Compassionate Kitchen. Chodron se fundamenta na prática budista das Cinco Contemplações (C. 五觀想). Essa releitura das tradições Mahāyāna propõe uma ética alimentar baseada no cultivo de atenção sobre toda a cadeia de produção e na responsabilidade universal (Tib. སྤྱི་སེམས་), em oposição à lógica neoliberal de consumo e lucro.
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