PERCEPÇÃO DOS INDIVÍDUOS COM SEQUELAS DE COVID-19

UMA COMPARAÇÃO ENTRE PARTICIPANTES COM E SEM SINTOMAS ANSIOSOS E DEPRESSIVOS EM 2023

Autores

  • Susana de Oliveira Santana Universidade Federal de Sergipe
  • Luz F. Melo Universidade Federal de Sergipe
  • André Faro Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v32n2p53-65

Palavras-chave:

Percepções, Evocações, Covid-19, Ansiedade, Depressão, Saúde Mental

Resumo

Esse estudo comparou as evocações sobre o termo “Covid-19” entre pessoas que declararam estar com sequelas de Covid-19, de acordo com a presença ou não de sintomas ansiosos e depressivos, num levantamento realizado em março de 2023 no Brasil. A amostra foi composta por 418 pessoas, com pessoas provenientes de todas as regiões do país. Adotaram-se como instrumentos um questionário sociodemográfico e clínico, uma escala para medir sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada (GAD-7), outra para medir a sintomatologia depressiva (PHQ-9) e uma pergunta estímulo solicitando aos participantes a manifestação de palavras, objetos e lembranças que viessem à mente a partir do termo indutor Covid-19. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line. As informações das escalas de ansiedade e depressão foram analisadas com o auxílio do programa JASP e as percepções, por meio do software OpenEvoc 0.95. Os grupos foram divididos entre G1 - com ansiedade e depressão, G2 - ou com ansiedade ou com depressão e G3 sem ansiedade e sem depressão. Os resultados mostraram que a Covid-19 foi percebida como uma doença relacionada ao medo e pesar, mas com impactos diferentes entre os grupos conforme a sintomatologia. O maior impacto emocional foi percebido entre os participantes com dupla sintomatologia. Concluiu-se que esse grupo foi mais vulnerável ao acúmulo de estressores oriundos da pandemia.

Biografia do Autor

Susana de Oliveira Santana, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Sergipe. Psicóloga da Universidade Federal de Sergipe desde 2013.

Luz F. Melo, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Psicologia, pela Universidade Federal de Sergipe.

André Faro, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Psicologia e Pós-Doutorado pela Johns Hopkins University (Bloomberg School of Public Health). Pesquisador CNPq (nível 2).  Universidade Federal de Sergipe/ Departamento de Psicologia/Docente da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Downloads

Publicado

2025-03-25

Como Citar

de Oliveira Santana, S., F. Melo, L., & Faro, A. (2025). PERCEPÇÃO DOS INDIVÍDUOS COM SEQUELAS DE COVID-19: UMA COMPARAÇÃO ENTRE PARTICIPANTES COM E SEM SINTOMAS ANSIOSOS E DEPRESSIVOS EM 2023. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 32(2), 53–65. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v32n2p53-65

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)