MAL-ESTAR NA FORMAÇÃO EM SAÚDE

REFLEXÕES SOBRE SAÚDE E CUIDADO

Autores

  • Everton Stringheta Junior UFGD
  • Conrado Neves Sathler Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) https://orcid.org/0000-0003-0091-1042
  • Maria de Lourdes Dutra Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-016

Palavras-chave:

Equipe de Saúde Multidisciplinar, Política de Educação Superior, Saúde Coletiva

Resumo

Este ensaio, produzido por egresso e docentes de um programa de Residência Multiprofissional em Saúde, traz reflexões sobre as tensões nos cenários de prática hospitalares entre os paradigmas Biomédico, ainda hegemônico na assistência em Saúde, e a Clínica Ampliada preconizada como modelo de assistência e formação profissional de trabalhadora(e)s para o Sistema Único de Saúde. Analisamos os conceitos de Saúde e de Cuidado nesses paradigmas com o objetivo de apontar as dificuldades de deslocamento das práticas de cura e dos cuidados individuais para as intervenções comunitárias e territorializadas centradas nas ações de prevenção, promoção e educação em Saúde. Empregamos, para realizar essas análises reflexivas, o referencial da Saúde Coletiva e sinalizamos o lugar da Educação Permanente em Saúde como método apropriado para a produção de Saúde, com protagonismo da(o) usuária(o) e valorização de saberes nas equipes multiprofissionais e para formação de profissionais no modelo da clínica ampliada.

Biografia do Autor

Everton Stringheta Junior, UFGD

Graduado em Psicologia - Bacharel e Licenciatura pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Foi Bolsista pelo Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID/Psicologia.Foi Bolsista pelo Programa de Ensino pelo Trabalho em Saúde - PETGradua- SUS. Pós-graduado em Teoria Psicanalítica e Psicologia Hospitalar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (ESP/MS).Trabalhou como Psicólogo da equipe técnica em Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).Foi residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde pelo Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). Foi Gerente da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (RAPS/SES). Atualmente é Psicólogo no Hemocentro Regional de Dourados. É Psicanalista em formação membro no Àgora Instituto Lacaniano e realiza atendimentos clínicos particulares. 

Conrado Neves Sathler, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

É psicólogo (com Formação Profissional e Bacharelado) pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1987), mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa (1998) e doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Realizou Estágio de Pós-doutorado em Educação na Universidade São Francisco. É Professor Associado III da Universidade Federal da Grande Dourados onde atua no curso de Psicologia, na Residência Multiprofissional em Saúde e nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e no de Antropologia. Coordena o Grupo de Pesquisa Território, Discurso e Identidade - TDI -. Tem experiência em Psicologia, com ênfase em Modos de Produção de Subjetividade, Discurso, Políticas Públicas e Ensino de Psicopatologia.

Maria de Lourdes Dutra, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Psicóloga Clínica. Professora Visitante na Universidade Federal da Grande Dourados, tendo atuado como docente no Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), no Programa de Pós Graduação em Psicologia e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (HU UFGD) de 11/2020 a 11/2022. Doutora e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP , Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior com bolsa CAPES na Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Sociais nos períodos de 03/2016 a 09/2016 e 03/2017 a 09/2017). Graduada em Licenciatura Plena e Formação de Psicólogo pela Organização Santamarense de Educação e Cultura-SP (1986) Docente na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2018-2019). Atuou como Apoiadora Institucional/FIOCRUZ no Ministério da Saúde para implementação do Proojeto QualiSUS-Rede na Região-tipo de Fronteira Internacional Brasil/Paraguai (11/2011 a 07/2015). Atuação profissional na área de Saúde Pública e Assistência Social desde 1987, tendo vivência em: Assistência em unidades básicas e especializadas na área de saúde mental; Planejamento e Coordenação de serviços e estágios; Saúde Mental; Saúde da Mulher; Participação popular e Controle social; Educação Permanente em Saúde; VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde); Cidadania e Humanização do sistema de saúde municipal; Violência Contra Criança e Adolescente e Violência Contra as Mulheres. Hoje realiza pesquisas com foco em redes sociais e socioinstitucionais, investigando violência contra as mulheres e a organização de serviços das áreas de saúde e assistência social. Atuou como Conselheira no Conselho Municipal de Saúde Dourados. Conselheira do Conselho Regional de Psicologia MS, gestão 2019/2022.

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Publicado

2025-11-19

Como Citar

Stringheta Junior, E., Neves Sathler, C., & Dutra, M. de L. (2025). MAL-ESTAR NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE SAÚDE E CUIDADO. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 33, e2025–016. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-016