MALESTAR EN LA FORMACIÓN SANITARIA

REFLEXIONES SOBRE SALUD Y ASISTENCIA

Autores/as

  • Everton Stringheta Junior UFGD
  • Conrado Neves Sathler Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) https://orcid.org/0000-0003-0091-1042
  • Maria de Lourdes Dutra Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-016

Palabras clave:

Equipe de Saúde Multidisciplinar, Política de Educação Superior, Saúde Coletiva

Resumen

Este ensayo, elaborado por licenciado y profesores de un programa de Residencia Sanitaria Multiprofesional, reflexiona sobre las tensiones en los escenarios de práctica hospitalaria entre el paradigma Biomédico, aún hegemónico en la atención sanitaria, y la Clínica Ampliada recomendada como modelo de atención y formación profesional para los trabajadores del Sistema Único de Salud. Analizamos los conceptos de salud y cuidado en estos paradigmas con el objetivo de señalar las dificultades para pasar de las prácticas curativas y de cuidado individual a las intervenciones comunitarias y territorializadas centradas en la prevención, promoción y educación para la salud. Para realizar estos análisis reflexivos, utilizamos el marco de la Salud Colectiva y señalamos el lugar de la Educación Permanente en Salud como método adecuado para producir salud, con protagonismo del usuario y valorización del conocimiento en equipos multiprofesionales y para la formación de profesionales en el modelo de clínica ampliada. 

Biografía del autor/a

Everton Stringheta Junior, UFGD

Graduado em Psicologia - Bacharel e Licenciatura pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Foi Bolsista pelo Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID/Psicologia.Foi Bolsista pelo Programa de Ensino pelo Trabalho em Saúde - PETGradua- SUS. Pós-graduado em Teoria Psicanalítica e Psicologia Hospitalar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (ESP/MS).Trabalhou como Psicólogo da equipe técnica em Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).Foi residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde pelo Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). Foi Gerente da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (RAPS/SES). Atualmente é Psicólogo no Hemocentro Regional de Dourados. É Psicanalista em formação membro no Àgora Instituto Lacaniano e realiza atendimentos clínicos particulares. 

Conrado Neves Sathler, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

É psicólogo (com Formação Profissional e Bacharelado) pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1987), mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa (1998) e doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Realizou Estágio de Pós-doutorado em Educação na Universidade São Francisco. É Professor Associado III da Universidade Federal da Grande Dourados onde atua no curso de Psicologia, na Residência Multiprofissional em Saúde e nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e no de Antropologia. Coordena o Grupo de Pesquisa Território, Discurso e Identidade - TDI -. Tem experiência em Psicologia, com ênfase em Modos de Produção de Subjetividade, Discurso, Políticas Públicas e Ensino de Psicopatologia.

Maria de Lourdes Dutra, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Psicóloga Clínica. Professora Visitante na Universidade Federal da Grande Dourados, tendo atuado como docente no Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), no Programa de Pós Graduação em Psicologia e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (HU UFGD) de 11/2020 a 11/2022. Doutora e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP , Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior com bolsa CAPES na Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Sociais nos períodos de 03/2016 a 09/2016 e 03/2017 a 09/2017). Graduada em Licenciatura Plena e Formação de Psicólogo pela Organização Santamarense de Educação e Cultura-SP (1986) Docente na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2018-2019). Atuou como Apoiadora Institucional/FIOCRUZ no Ministério da Saúde para implementação do Proojeto QualiSUS-Rede na Região-tipo de Fronteira Internacional Brasil/Paraguai (11/2011 a 07/2015). Atuação profissional na área de Saúde Pública e Assistência Social desde 1987, tendo vivência em: Assistência em unidades básicas e especializadas na área de saúde mental; Planejamento e Coordenação de serviços e estágios; Saúde Mental; Saúde da Mulher; Participação popular e Controle social; Educação Permanente em Saúde; VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde); Cidadania e Humanização do sistema de saúde municipal; Violência Contra Criança e Adolescente e Violência Contra as Mulheres. Hoje realiza pesquisas com foco em redes sociais e socioinstitucionais, investigando violência contra as mulheres e a organização de serviços das áreas de saúde e assistência social. Atuou como Conselheira no Conselho Municipal de Saúde Dourados. Conselheira do Conselho Regional de Psicologia MS, gestão 2019/2022.

Publicado

2025-11-19

Cómo citar

Stringheta Junior, E., Neves Sathler, C., & Dutra, M. de L. (2025). MALESTAR EN LA FORMACIÓN SANITARIA: REFLEXIONES SOBRE SALUD Y ASISTENCIA. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 33, e2025–016. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-016