METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE PSICOLOGIA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Paula Figueiredo Poubel Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-020

Palavras-chave:

Metodologias ativas., Role play, Psicologia

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência da aplicação da metodologia role play em uma aula na disciplina de Estágio Básico I em contextos socioeducativos, no curso de Psicologia. Os estudantes simularam um momento de observação no campo de estágio em uma escola estadual e vivenciaram as experiências dos papéis desempenhados, quais sejam: professora, estudantes e estagiários de Psicologia. Essa experiência demonstrou o potencial das metodologias ativas na integração entre a cognição, o afeto e os vínculos sociais. Os estudantes, ao experenciar os papéis no movimento e sensações dos corpos puderam comunicar suas concepções sobre o contexto educacional, o papel da Psicologia nas escolas e o exercício da profissão. A docente pôde identificar algumas expectativas e concepções sobre o estágio, a postura dos estudantes frente aos desafios que este apresenta e teve a oportunidade de tecer reflexões em articulação com o referencial teórico da disciplina.

Biografia do Autor

Paula Figueiredo Poubel, Universidade Federal de Mato Grosso

Psicóloga, Doutora em Educação e Docente de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá. 

E-mail: paula.poubel@ufmt.br

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Figueiredo Poubel, P. (2025). METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE PSICOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 33, e2025–020. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-020