METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE PSICOLOGIA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-020Palavras-chave:
Metodologias ativas., Role play, PsicologiaResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência da aplicação da metodologia role play em uma aula na disciplina de Estágio Básico I em contextos socioeducativos, no curso de Psicologia. Os estudantes simularam um momento de observação no campo de estágio em uma escola estadual e vivenciaram as experiências dos papéis desempenhados, quais sejam: professora, estudantes e estagiários de Psicologia. Essa experiência demonstrou o potencial das metodologias ativas na integração entre a cognição, o afeto e os vínculos sociais. Os estudantes, ao experenciar os papéis no movimento e sensações dos corpos puderam comunicar suas concepções sobre o contexto educacional, o papel da Psicologia nas escolas e o exercício da profissão. A docente pôde identificar algumas expectativas e concepções sobre o estágio, a postura dos estudantes frente aos desafios que este apresenta e teve a oportunidade de tecer reflexões em articulação com o referencial teórico da disciplina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mudanças: Psicologia da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Conteúdos publicados pela revista estão licenciados sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Os autores mantém seus direitos de autoria, e a citação é permitida, identificando a fonte (da autoria e do periódico).