Revisão integrativa: mídias sociais e autoimagem de homens e mulheres
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v31n2p169-179Palavras-chave:
autoimagem; mídias sociais; insatisfação corporal.Resumo
Problemas associados à imagem corporal estão relacionados ao aumento do uso das redes sociais na internet que distribuem padrões de beleza considerados ideais. Esta é uma revisão integrativa da literatura sobre as influências das mídias sociais sobre a imagem corporal de homens e mulheres. A busca sistemática foi realizada nas bases de dados LILACS, SciELO, PubMED e PsycINFO nas línguas portuguesas e inglesas publicados entre 2018 a 2022. Foram selecionados 14 artigos que atenderam o objetivo do estudo. Os resultados mostram que não é possível atribuir a insatisfação corporal e baixos níveis de autoestima apenas com as mídias sociais, porém, estas possuem grande influência na autoimagem dos usuários. No geral é possível afirmar que homens (corpo musculoso) e mulheres (corpo magro) sofrem pressões estéticas através das mídias socias sobre sua autoimagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mudanças
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.