Revisão integrativa: mídias sociais e autoimagem de homens e mulheres
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v31n2p169-179Palabras clave:
autoimagem; mídias sociais; insatisfação corporal.Resumen
Problemas associados à imagem corporal estão relacionados ao aumento do uso das redes sociais na internet que distribuem padrões de beleza considerados ideais. Esta é uma revisão integrativa da literatura sobre as influências das mídias sociais sobre a imagem corporal de homens e mulheres. A busca sistemática foi realizada nas bases de dados LILACS, SciELO, PubMED e PsycINFO nas línguas portuguesas e inglesas publicados entre 2018 a 2022. Foram selecionados 14 artigos que atenderam o objetivo do estudo. Os resultados mostram que não é possível atribuir a insatisfação corporal e baixos níveis de autoestima apenas com as mídias sociais, porém, estas possuem grande influência na autoimagem dos usuários. No geral é possível afirmar que homens (corpo musculoso) e mulheres (corpo magro) sofrem pressões estéticas através das mídias socias sobre sua autoimagem.
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