Publicado 2024-07-25
Palabras clave
- autoimagem; mídias sociais; insatisfação corporal.
Cómo citar
Derechos de autor 2024 Mudanças

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Resumen
Problemas associados à imagem corporal estão relacionados ao aumento do uso das redes sociais na internet que distribuem padrões de beleza considerados ideais. Esta é uma revisão integrativa da literatura sobre as influências das mídias sociais sobre a imagem corporal de homens e mulheres. A busca sistemática foi realizada nas bases de dados LILACS, SciELO, PubMED e PsycINFO nas línguas portuguesas e inglesas publicados entre 2018 a 2022. Foram selecionados 14 artigos que atenderam o objetivo do estudo. Os resultados mostram que não é possível atribuir a insatisfação corporal e baixos níveis de autoestima apenas com as mídias sociais, porém, estas possuem grande influência na autoimagem dos usuários. No geral é possível afirmar que homens (corpo musculoso) e mulheres (corpo magro) sofrem pressões estéticas através das mídias socias sobre sua autoimagem.