Revisão integrativa: mídias sociais e autoimagem de homens e mulheres
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v31n2p169-179Keywords:
autoimagem; mídias sociais; insatisfação corporal.Abstract
Problemas associados à imagem corporal estão relacionados ao aumento do uso das redes sociais na internet que distribuem padrões de beleza considerados ideais. Esta é uma revisão integrativa da literatura sobre as influências das mídias sociais sobre a imagem corporal de homens e mulheres. A busca sistemática foi realizada nas bases de dados LILACS, SciELO, PubMED e PsycINFO nas línguas portuguesas e inglesas publicados entre 2018 a 2022. Foram selecionados 14 artigos que atenderam o objetivo do estudo. Os resultados mostram que não é possível atribuir a insatisfação corporal e baixos níveis de autoestima apenas com as mídias sociais, porém, estas possuem grande influência na autoimagem dos usuários. No geral é possível afirmar que homens (corpo musculoso) e mulheres (corpo magro) sofrem pressões estéticas através das mídias socias sobre sua autoimagem.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Mudanças

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.