Intervenção comportamental no ambiente escolar: mediação de uma criança com transtorno do espectro autista

Autores

  • Caroline Cristina Ramos de Souza
  • Acríssio Luiz Gonçalves
  • Daniela Teixeira Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v31n2p189-199

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do desenvolvimento que ocasiona déficits nas interações sociais, na comunicação e no comportamento, gerando prejuízos significativos na vida do indivíduo. Considerando este quadro, o objetivo do presente artigo é relatar uma experiência de acompanhamento e mediação escolar com uma criança com Transtorno do Espectro Autista, descrevendo os ganhos dessa intervenção no desenvolvimento cognitivo, social e motor da criança acompanhada. A intervenção foi realizada tendo como referencial teórico a Análise do Comportamento Aplicada, uma abordagem psicológica que tem como objetivo a promoção de comportamentos mais adaptativos para o indivíduo e a diminuição de repertórios comportamentais prejudiciais.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Ramos de Souza, C. C., Gonçalves, A. L., & Gonçalves, D. T. (2024). Intervenção comportamental no ambiente escolar: mediação de uma criança com transtorno do espectro autista . Mudanças, 31(2), 189–199. https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v31n2p189-199