Vol. 31 Núm. 2 (2023): Mudanças - Psicologia da Saúde, jul.-dez.
Artigos

Intervenção comportamental no ambiente escolar: mediação de uma criança com transtorno do espectro autista

Publicado 2024-07-25

Cómo citar

Ramos de Souza, C. C., Gonçalves, A. L., & Gonçalves, D. T. (2024). Intervenção comportamental no ambiente escolar: mediação de uma criança com transtorno do espectro autista . Mudanças: Psicologia Da Saúde, 31(2), 189–199. https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v31n2p189-199

Resumen

O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do desenvolvimento que ocasiona déficits nas interações sociais, na comunicação e no comportamento, gerando prejuízos significativos na vida do indivíduo. Considerando este quadro, o objetivo do presente artigo é relatar uma experiência de acompanhamento e mediação escolar com uma criança com Transtorno do Espectro Autista, descrevendo os ganhos dessa intervenção no desenvolvimento cognitivo, social e motor da criança acompanhada. A intervenção foi realizada tendo como referencial teórico a Análise do Comportamento Aplicada, uma abordagem psicológica que tem como objetivo a promoção de comportamentos mais adaptativos para o indivíduo e a diminuição de repertórios comportamentais prejudiciais.