ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NA QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v32n1p18-31

Palavras-chave:

educação inclusiva; transtorno do espectro do autismo; gestão escolar e docentes; promoção da saúde

Resumo

A pesquisa teve como objetivo levantar e analisar o trabalho da equipe gestora e dos docentes, na educação inclusiva e na qualidade de vida de estudantes com Transtorno do espectro do autismo. A metodologia teve a abordagem qualitativa e delineamento de acordo com a Análise de Conteúdo. A pesquisa foi realizada em uma unidade da Educação Básica, no município de Santos/SP, com aplicação de um questionário para 21 profissionais com atuação na educação. A coleta de dados revelou a visão dos profissionais sobre a organização escolar com relação à educação inclusiva e as percepções do processo de aprendizagem dos estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo. Os resultados revelaram o apoio da gestão escolar na organização do espaço educacional, na formação continuada dos docentes e na elaboração de práticas pedagógicas inclusivas, como promoção de saúde, a fim de garantir a inclusão e a permanência desses estudantes no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Neide Maria Santos, Universidade Católica de Santos

Mestre em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Católica de Santos, Brasil (2021) e Professora da Universidade Metropolitana de Santos. 

Luana Carramillo-Going, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo USP (2000). Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (2011). Coordenadora do PPG: Mestrado – Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-03-11

Como Citar

Santos, N. M., & Carramillo-Going, L. (2025). ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NA QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 32(1), 18–31. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v32n1p18-31