Vol. 32 Núm. 1 (2024): Mudanças - Psicologia da Saúde, jan.-jun.
Artigos

ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NA QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Neide Maria Santos
Universidade Católica de Santos
Biografía
Luana Carramillo-Going
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
Biografía

Publicado 2025-03-11

Palabras clave

  • educação inclusiva; transtorno do espectro do autismo; gestão escolar e docentes; promoção da saúde

Cómo citar

Santos, N. M., & Carramillo-Going, L. (2025). ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NA QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 32(1), 18–31. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v32n1p18-31

Resumen

A pesquisa teve como objetivo levantar e analisar o trabalho da equipe gestora e dos docentes, na educação inclusiva e na qualidade de vida de estudantes com Transtorno do espectro do autismo. A metodologia teve a abordagem qualitativa e delineamento de acordo com a Análise de Conteúdo. A pesquisa foi realizada em uma unidade da Educação Básica, no município de Santos/SP, com aplicação de um questionário para 21 profissionais com atuação na educação. A coleta de dados revelou a visão dos profissionais sobre a organização escolar com relação à educação inclusiva e as percepções do processo de aprendizagem dos estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo. Os resultados revelaram o apoio da gestão escolar na organização do espaço educacional, na formação continuada dos docentes e na elaboração de práticas pedagógicas inclusivas, como promoção de saúde, a fim de garantir a inclusão e a permanência desses estudantes no ambiente escolar.