Vol. 32 No. 1 (2024): Mudanças - Psicologia da Saúde, jan.-jun.
Artigos

CONCILIAÇÃO FAMÍLIA E CARREIRA: COMPREENSÃO DE PROFESSORAS SOBRE SER MULHER NO TEMPO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Cristiano de Jesus Andrade
Universidade Metodista de São Paulo
Bio

Published 2025-03-11

Keywords

  • Educação à distância,
  • Educação infantil,
  • Identidade (criança)

How to Cite

Andrade, C. de J. (2025). CONCILIAÇÃO FAMÍLIA E CARREIRA: COMPREENSÃO DE PROFESSORAS SOBRE SER MULHER NO TEMPO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 32(1), 2–10. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v32n1p2-10

Abstract

Este estudo teve como objetivo analisar a compreensão de professoras sobre ser mulher frente a conciliação família e carreira durante o ensino remoto emergencial. O método adotado foi a pesquisa qualitativa de estudo de caso, com abordagem transversal. As participantes foram 30 professoras de educação infantil vinculadas à Secretaria de Educação de um município do sul de Minas Gerais. Como técnica, utilizou-se a entrevista semiestruturada. Em relação aos resultados, constatou-se que atuar como educadoras no ensino remoto emergencial gerou implicações significativas para a identidade das participantes. Considerando que demonstraram em diversas ocasiões que se sentem em dívida com seus familiares e consigo mesmas. Tendo que se esforçar para preservar seu modo de ser mulher, sem poder perder sua identidade original. Porém, demonstraram que mesmo em meio ao sofrimento, vivenciavam o tempo todo o processo de metamorfose em suas identidades.