A (IN)CONFORMIDADE DOS CORPOS NA HANSENÍASE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-006

Palabras clave:

hanseníase; corpo; deformidade; autocuidado

Resumen

A hanseníase constitui grave problema de Saúde Pública no Brasil. É uma doença crônica, cuja característica principal da doença é o aparecimento de incapacidades físicas irreversíveis que podem evoluir para deformidades. Como forma de preveni-las, o Ministério da Saúde propõe ações educativas em autocuidado, as quais observou-se, como psicóloga, dificuldade de aderência dos pacientes. Para tanto, este estudo se objetivou em identificar como as pessoas que tiveram hanseníase percebiam seu corpo. Realizou-se pesquisa qualitativa com quinze pessoas em acompanhamento no Programa de Autocuidado em Hanseníase, por meio de entrevista semi-estruturada. Utilizou-se análise de conteúdo, a partir da qual se identificou percepções negativas em torno do próprio corpo, objetivadas nas palavras sequelas, manchas, atrofias, mal-perfurante, pelotes e feridas. Outra questão emergente foi a incompreensão da cura,  pela ameaça constante das reações hansênicas, bem como pelas incapacidades/deformidades irreversíveis.  Compreendeu-se que a hanseníase gerou cicatrizes profundas nos entrevistados, pois o estigma permaneceu não somente no corpo, mas também na mente e no imaginário destas pessoas. Suas vidas sofreram grandes transformações devido às perdas que foram se efetivando. Concluiu-se que a dificuldade de aderência ao autocuidado pode estar relacionada à percepção corporal ‘marcada’ pela exclusão dos ‘corpos (in)conformados’, ocasionando sentimentos de inadequação, vergonha e medo. Acredita-se que as ações educativas em autocuidado, para terem legitimidade, devem ampliar o cuidado tecnicista, incluindo a reflexão dos processos socioculturais normatizadores e das percepções corporais das pessoas acometidas pela hanseníase, favorecendo, dessa forma, novos paradigmas sobre o processo corpo/saúde/doença, empoderando-os a um autocuidado mais efetivo e consciente.

Biografía del autor/a

Talitha Vieira Gonçalves Batista, Universidade de Taubaté

Doutoranda em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo-UMESP. Mestrado em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté (2012), Especialização em Jung e Corpo: Psicoterapia Analítica e Abordagem Corporal (2008) pelo Instituto Sedes Sapientiae e em Psicologia Clínica: Formação Sistêmica no Atendimento em casal e família. Graduada em Psicologia (2005) pela Universidade de Taubaté. Atualmente é Professora Auxiliar II da Universidade de Taubaté. Atua também como coordenadora e docente da Faculdade de Psicologia do Instituto Taubaté de Ensino Superior - ITES/UNIP.

Maria Angela Boccara de Paula, Universidade de Taubaté

Doutora e Mestra em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo-EEUSP. Especialização em Saúde Pública - Universidade de Taubaté -UNITAU (1998) e Enfermagem em Estomaterapia - EEUSP ( 1993). Graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo - EEUSP (1986) . Professor Assistente Doutor do Departamento de Enfermagem e Nutrição da Universidade de Taubaté (UNITAU). Docente do Programa de Mestrado em Educação e Desenvolvimento Humano da UNITAU.

Diane Portugueis

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP (2018) em cotutela com o IMIS- Institut für Migrationsforschung und Interkulturelle Studien- Universidade de Osnabrück (Alemanha). Mestre em Psicologia Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Especialista em Saúde Pública e Prevenção pela University of Applied Sciences Magdeburg-Stendal(FH) Alemanha (2009), especialista em Psicologia Hospitalar pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2006), Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004). Professora do PPG em Psicologia da Saúde e da graduação em Psicologia na Universidade Metodista de São Paulo-UMESP.

Rosa Maria Frugoli da Silva

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mestrado em Ciências Sociais (Antropologia Urbana/PUC/SP), especialização em Educação e graduação em Psicologia pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (UMESP).

Publicado

2025-07-16

Cómo citar

Vieira Gonçalves Batista, T., Boccara de Paula, M. A., Portugueis, D., & Frugoli da Silva, R. M. (2025). A (IN)CONFORMIDADE DOS CORPOS NA HANSENÍASE. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 33, e2025–006. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-006