Trajetória de vida do professor de educação física e o aluno com deficiência
Abstract
Para se trabalhar na perspectiva da educação inclusiva o professor deveria ser capacitado nos cursos de licenciatura. O objetivo dessa pesquisa é investigar os fragmentos da trajetória de vida dos professores de educação física e a sua possível contribuição para o desenvolvimento das atividades com os alunos com deficiência. A partir de informações levantadas junto a docentes que atuam com alunos com deficiência, utilizou-se da Análise Textual Discursiva para analisar as informações, apoiando-se em procedimentos de cunho fenomenológico-hermenêutico. Os cursos de formação superior, dos participantes, priorizaram a formação técnica voltada principalmente para o esporte, reforçando aquilo que eles praticavam e que serviu de critério para a escolha do referido curso. A busca pelas informações e a elaboração das aulas para os alunos com deficiência ocorreu a partir das necessidades vivenciadas pelos profissionais, no dia a dia das suas ações. Dentre os participantes foi possível verificar que o contato precoce com a pessoa com deficiência na infância, bem como a valorização e o respeito pelas diferenças influenciou no desenvolvimento das ações para o aluno com deficiência. O curso superior pelo qual os participantes passaram pouco contribuiu para o desenvolvimento das ações relacionadas ao atendimento do referido aluno nas suas aulas regulares. São necessárias outras pesquisas de cunho multidisciplinar para apresentar um possível retrato das diferentes vozes que constituem o ambiente escolar. Igualmente, é necessária uma reflexão aprofundada sobre ações que tornem efetiva a inclusão de pessoas com deficiência na escola e no caso específico, na educação física, de modo a se tornar algo, se não perfeitamente justo, ao menos equitativo em relação às oportunidades educacionais para essas pessoas.
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