JUSTIÇA SOCIAL INTERDEPENDENTE

ÉTICA BUDISTA GELUG E EDUCAÇÃO DE GÊNERO NO ENFRENTAMENTO DE VIOLÊNCIAS INTERSECCIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v39n3pe2025-032

Palavras-chave:

Gênero, Violência, Interseccionalidade, Dalai Lama, Emoções Destrutivas, Budismo Geluk

Resumo

O artigo discute como a educação para a diversidade, fundamentada na experiência brasileira e no conceito de interseccionalidade de Kimberlé Crenshaw, pode contribuir para a justiça social a partir do reconhecimento das emoções destrutivas, conforme a ética proposta pelo XIV Dalai Lama. Inspirando-se na ciência da mente budista, o texto articula saberes do campo de gênero, raça e classe para demonstrar que as desigualdades sociais não se limitam a dimensões estruturais, mas também emocionais, sustentadas por sentimentos coletivos pertencentes às famílias do apego, raiva e ignorância. A educação, nesse sentido, é compreendida como prática ética capaz de transformar emoções destrutivas em compaixão e empatia, promovendo a convivência respeitosa entre as diferenças. Ao integrar a perspectiva budista Geluk e a perspectiva de gênero, o artigo propõe uma pedagogia da interdependência, na qual o cuidado e o reconhecimento mútuo são caminhos possíveis para o enfrentamento das violências interseccionais. Essa perspectiva permite entender a educação para a diversidade como um processo de justiça social estrutural, capaz de intervir nas bases culturais e emocionais que sustentam a exclusão.

 

Palavras-chave: Gênero, Violência, Interseccionalidade, Dalai Lama, Emoções Destrutivas, Budismo Geluk

Biografia do Autor

Fernanda Coelho, UMESP

Doutora em Ciências da Religião pela UMESP. Atualmente em estágio pós-doutoral na área de Filosofia da Religião do PPG em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Cruzeiro do Sul. Membra do Grupo de Estudos de Budismo com Características Brasileiras e do Grupo de Estudos de Filosofia Budista do Centro de Estudos de Filosofia Moderna e Contemporânea - CEMODECON. Atua principalmente nos seguintes temas: gênero e religião, educação e política, budismos e feminismo. Membra do Grupo de Estudos de Budismo com Características Brasileiras e do Grupo de Estudos de Filosofia Budista do Centro de Estudos de Filosofia Moderna e Contemporânea - CEMODECON.

Jonathan Jesse Raichart, UMESP

Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Bacharel em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco - Mato Grosso do Sul. Membro do Grupo de Estudos de Budismo com Características Brasileiras e do Grupo de Estudos sobre Filosofia Budista do Centro de Estudos em Filosofia Moderna e Contemporânea - CEMODECON. 

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Publicado

2025-12-19

Como Citar

Coelho, F., & Raichart, J. J. (2025). JUSTIÇA SOCIAL INTERDEPENDENTE: ÉTICA BUDISTA GELUG E EDUCAÇÃO DE GÊNERO NO ENFRENTAMENTO DE VIOLÊNCIAS INTERSECCIONAIS. Estudos De Religião, 39(3), e2025–032. https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v39n3pe2025-032

Edição

Seção

Dossiê Budismo e Religiões Globais em Diálogo: Caminhos para a Justiça Social