IMPACTO DO USO DAS REDES SOCIAIS NOS TRANSTORNOS ALIMENTARES
ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE VÍDEO INTERATIVO
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-018Palavras-chave:
Transtornos alimentares, Mídia, Redes sociais, PsicoeducaçãoResumo
Os Transtornos Alimentares (TAs) têm origem multifatorial, e o uso intensivo de redes sociais está diretamente relacionado à manutenção e agravamento dos sintomas. A exposição prolongada a padrões de beleza idealizados nas mídias sociais promove insatisfação corporal e comportamentos prejudiciais à saúde. Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de elaboração e validação de um vídeo educativo sobre os impactos do uso das redes sociais digitais na predisposição e manutenção dos sintomas de TAs. Dez pacientes diagnosticados com TAs, acompanhados em um ambulatório multiprofissional, participaram de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. O material transcrito foi submetido à análise de conteúdo e os dados foram utilizados para elaboração do roteiro do vídeo. Foram seguidas as diretrizes de produção de materiais audiovisuais. O vídeo foi submetido à análise de profissionais de saúde, que mostrou os desafios de criar representações neutras no vídeo, evitando a associação das imagens com padrões corporais estereotipados. Também se discutiu a importância de conscientizar o público sobre os riscos do uso indiscriminado das redes sociais e como a exposição às plataformas pode tanto agravar quanto apoiar a recuperação dos pacientes. Os vídeos educativos são ferramentas valiosas para disseminar informações sobre saúde mental, mas sua produção ainda enfrenta dificuldades para atender às demandas específicas relacionadas à saúde mental e à criação de personagens inclusivos e não estereotipados.
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